O jejum para exames tem que ser de 12h?

Quando o médico solicita um exame sempre bate aquela dúvida: são necessárias 12h de jejum?

Para esclarecer essa e outras dúvidas, o doutor Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico da Unimed Laboratório, participou de uma transmissão ao vivo no Facebook. Confira um resumo de como foi:

Por que antigamente o jejum era necessário para todos os exames?

Porque as técnicas laboratoriais mais antigas não conseguiam excluir algumas alterações que os alimentos causavam nos exames. Com a evolução das técnicas laboratoriais, muitos desses testes não requerem mais jejum.

Muitos exames hoje não precisam mais de jejum

Verdade. Para quem possui hipotireoidismo, por exemplo, os exames de rotina podem ser realizados à tarde, após o almoço, ou em qualquer horário. Não há diferença no resultado.

Glicemia de jejum

Se na guia do exame está escrito glicemia de jejum isso significa que o jejum é necessário para a realização do teste.

Exames de colesterol

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, Endocrinologia, Diabetes e Patologia Clínica estão preparando um consenso sobre a não-necessidade de jejum para os exames de colesterol e triglicerídios. Por enquanto, o jejum ainda é necessário, mas em breve pode haver a dispensa dessa necessidade. As novidades serão postadas aqui.

Comunique as horas em jejum no laboratório

No momento de abertura do cadastro, é necessário informar ao laboratório quantas horas se está em jejum.

Pergunte sempre ao seu médico sobre a necessidade de jejum

Sempre pergunte ao seu médico na hora em que ele solicitar o exame sobre a necessidade do jejum, pois só ele tem o conhecimento da sua necessidade clínica, e vai indicar a necessidade do jejum.

 

Confira como foi a live:

Abaixo, o doutor Mauro responde às dúvidas:

Pergunta da Luciane: Água altera o resultado?

Resposta do Dr. Mauro: Não, tomar água não altera o resultado. E, por favor, tomem água. O cuidado é para não haver excesso do consumo de líquidos.

Pergunta da Alessandra: É necessário jejum para o exame de controle da prolactina?

Resposta do Dr. Mauro: Não é necessário o jejum para realizar o exame de prolactina, porém sempre converse com o seu médico, pois o laboratório sempre realizará o exame conforme a solicitação médica.

Pergunta da Silvia: Eu tenho hipotireoidismo, então não preciso de jejum para acompanhamento?

Resposta do Dr. Mauro:  Não precisa. Somente se seu médico incluir outros exames, nos quais o jejum seja necessário, ou se ele tiver alguma necessidade clinica especifica. Sempre pergunte ao seu médico!

 

Posted in Notícias and tagged , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *