vacina HPV Curitiba

Saiba a importância de se vacinar contra o HPV

A Unimed Laboratório está em campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância da vacina, especialmente entre crianças e jovens, de 9 a 26 anos.

>>>Beneficiário Unimed Curitiba tem desconto no preço da vacina 

O médico infectologista da Unimed Laboratório, Jaime Rocha, explica que a doença é transmitida desde o início da vida sexual. “A maioria das pessoas adquire o HPV nos primeiros três anos em que passam a ter relações sexuais”, afirma.

Embora não substitua outros métodos de prevenção nem permita o abandono do uso de preservativos, a vacina é mais uma arma contra a doença, já que se trata de um vírus altamente contagioso. A vacina já foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas ainda atende a uma faixa etária restrita.

Como são as vacinas

As vacinas contra o HPV são administradas em três doses. A primeira é dada na data escolhida, a segunda com intervalo de 30 a 60 dias (dependendo da vacina utilizada – bivalente ou quadrivalente) e a terceira com 6 meses de intervalo da primeira dose. Resultados dos estudos clínicos demonstraram eficácia de 99% para câncer do colo de útero, 100% de proteção para lesões de alto grau de vagina e vulva e 99% para lesões genitais externas.

“Embora seja indicada para a faixa etária que vai dos 9 aos 26 anos, a vacina tem excelente eficácia em pessoas com mais idade. Além disso, os homens também estão relacionados às doenças, que podem aparecer em forma de verrugas genitais, câncer de ânus, câncer de laringe e câncer de pênis. Portanto, eles também devem se preocupar com a prevenção”, explica o infectologista da Unimed Laboratório.

Posted in Notícias, Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *