Desidratação: atenção redobrada no verão

Desidratação: atenção redobrada no verão

Você sabe qual a quantidade ideal de água que devemos ingerir diariamente? Se apostou em dois litros, a resposta está correta. Indivíduos adultos que ingerem menos de dois litros ao dia correm um sério risco de desidratação, principalmente no verão, por causa das altas temperaturas e da transpiração excessiva. Em média, cada pessoa perde por dia 2,6 litros de líquidos por meio do suor, da respiração e da urina.

De acordo com o médico e endocrinologista da Unimed Laboratório Dr. Mauro Scharf, “a desidratação atinge pessoas de todas as idades e é muito perigosa para crianças e bebês, pois pode afetar as suas funções vitais. Pacientes diabéticos correm um risco ainda maior já que o nível normal de glicose no sangue diminui os fluidos do corpo”. Segundo ele, a desidratação também pode desencadear insuficiência renal e infecções urinárias. O ideal é realmente ingerir pelo menos dois litros de água ao dia, seja por meio de água, chás, frutas ou sucos naturais.

Se para adultos a recomendação é de dois litros ao dia, para crianças a quantidade varia de acordo com a faixa etária. Crianças entre um e três anos devem ingerir cerca de 900 ml de água, sucos e outras bebidas. Entre quatro e oito anos, o recomendado é 1.200 ml ao dia. A partir dos nove anos, o ideal é 1.800 ml e após os 14 anos, entre 1.800 e 2.600 ml.

Confira algumas dicas para evitar a desidratação:

  • Beba pelo menos dois litros de água por dia;
  • Use roupas leves e frescas;
  • Estimule a ingestão de líquidos em bebês, crianças e idosos;
  • Evite o sol nos horários mais quentes;
  • Tenha sempre uma garrafa d’água ao fazer exercícios físicos;
  • Sucos de melão e melancia têm alto poder de hidratação, são fontes de potássio e água e, melhor ainda, não precisam ser adoçados.
Posted in Notícias, Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *