alimentação saudável

8 dicas para manter a boa alimentação das crianças nas férias

As crianças podem estar no período gostoso de descanso e lazer, mas a saúde não entra em férias jamais. O alerta serve para os pais que costumam “relaxar” um pouco na alimentação dos filhos nessa época do ano. “Mesmo que os filhos saiam um pouco da linha, comendo algumas guloseimas, é fundamental que os pais mantenham os hábitos saudáveis das crianças na maioria das refeições”, orienta Mauro Scharf, endocrinologista e diretor médico da Unimed Laboratório.

Assista a entrevista do dr. Mauro Scharf com dicas para manter uma alimentação saudável

O médico alerta que, especialmente no verão, os cuidados devem ser redobrados. “Na praia, as crianças tendem a ficar muito tempo brincando na água e fazem intervalos maiores entre as refeições. É importante manter lanches entres as três principais refeições. A ingestão de líquidos também é fundamental.”

Sobre os refrigerantes, salgadinhos e doces pedidos pela criançada nas férias, o médico da Unimed Laboratório orienta que os pais busquem alternativas menos artificiais, como os salgadinhos assados e as bolachas integrais. “O ideal é que as crianças tenham hábitos alimentares saudáveis. Se isso não for possível, o consumo de alimentos menos saudáveis deve acontecer de maneira esporádica e equilibrada.”

Confira mais dicas:

  1. Fique atento aos exageros. Sucos artificiais, chocolates, refrigerantes e gorduras saturadas só colaboram para o aumento de peso. Não precisa proibir, mas é necessário controlar.
  2. Faça seu filho participar do preparo das refeições. Aproveite as férias para levar as crianças ao supermercado, permitir que participem da escolha dos alimentos e colaborem no preparo. Isso certamente fará com que tenham mais prazer em comer aquilo que ajudaram a fazer.
  3. Evite pular as refeições. Mesmo que as crianças durmam até mais tarde, ao acordarem ofereça uma fruta ou um leite. Um desjejum leve não atrapalhará o almoço.
  4. Refeição em família. Procure fazer as refeições em horários regulares e em família. Essa é uma atitude saudável, não só para o corpo, mas também para o fortalecimento emocional de seu filho.
  5. Se for almoçar ou jantar fora, o ideal é colocar no prato da criança todos os grupos alimentares: arroz ou macarrão; feijão; legume, verdura e um tipo carne, que pode ser ave, peixe ou carne vermelha.
  1. Para os lanchinhos entre as refeições principais, o segredo é oferecer sucos, vitaminas de leite com frutas, sanduíches leves, biscoitos sem recheio ou doces gelados à base de fruta como gelatinas.
  2. Mantenha a hidratação. Água, sucos naturais e água de coco são as melhores opções para manter as crianças hidratadas.
  3. Estimule a prática de exercícios físicos ao ar livre. As férias são ótimas para as crianças brincarem em parques e em outras áreas onde possam gastar energia.
Posted in Notícias and tagged .

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *