vacina gripe 2017

Unimed Laboratório inicia cadastro para vacinação contra gripe

Na Unimed Laboratório, você já pode garantir a sua dose de vacina contra a gripe. A partir desta quinta-feira (02/03), é possível realizar um cadastro prévio, antes mesmo do início da campanha. Todos que se cadastrarem serão avisados assim que a vacina chegar. O objetivo é garantir a sua dose e evitar a correria que aconteceu no ano passado. 

>>> Clique aqui e reserve sua dose

O cadastro pode ser realizado em qualquer unidade da Unimed Laboratório ou também pelo site, mediante o preenchimento de um formulário simples. A aplicação, no entanto, só acontecerá na Megaunidade, localizada no Água Verde.

O pagamento será feito somente na data da aplicação da dose. “Ainda não temos o preço final, mas estima-se que ela chegará ao mercado custando entre R$ 90 e R$ 110, a dose”, informa Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório.

Seguindo a nova recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Unimed Laboratório oferecerá a vacina contra a gripe com uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1. “Existem inúmeros tipos de vírus influenza A e B e, a cada ano, a OMS recomenda o tipo de vírus que deverá ser contemplado na vacina. Além disso, a Unimed Laboratório trabalhará com a vacina tetravalente, que protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N3 e dois tipos (cepas) B. A vacina oferecida pelo governo ainda é a trivalente, com apenas uma cepa B. Estima-se que 25% das gripes sejam causadas pelo vírus B e, por isso, essa proteção é tão importante”, explica Jaime Rocha, infectologista da Unimed Laboratório.

A vacinação contra a gripe apresenta até 90% de eficácia, tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses, os quais não iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas. O médico reforça que o mais importante é tomar a vacina e que ambas, tanto a trivalente quanto a tetravalente, são seguras. “Quem tomou a vacina no ano passado deve se vacinar novamente neste ano.”

A vacina não possui vírus vivos, ou seja, não causa gripe, e é recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade, que não apresentem alergia comprovada. A vacina tetravalente deve chegar à Unimed Laboratório no final do mês de março.

Tire suas dúvidas

– Quais vacinas existem contra a gripe 2017?

Há duas vacinas disponíveis: a trivalente e a tetravalente (ou quadrivalente). A trivalente protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N3 e um tipo de (cepa) B, enquanto a tetravalente possui uma cepa B a mais. No entanto, a proteção contra a A (H1N1) está contida nas duas.

– Quem deve se vacinar?

A vacina contra a gripe é indicada para todas as pessoas, exceto para bebês com menos de 6 meses de idade. Mas atenção: dependendo do fabricante da vacina, um dos tipos da tetra só pode ser dado para crianças maiores de 3 anos de idade. A Trivalente pode ser dada para todos acima de 6 meses. Crianças de até nove anos, que nunca tomaram a vacina, devem tomar duas doses.

– Quem tomou a vacina em 2016 precisa tomar em 2017?

Sim, pois a vacina tem validade de 1 ano. Além disso, os vírus foram modificados de acordo com a maior incidência de cada um.

– Quem pode receber gratuitamente a vacina na rede pública?

A rede pública vacina profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas, puérperas de até 45 dias, detentos, funcionários da rede prisional e indígenas.

– Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Uma média de 2 a 3 semanas. Por isso, é importante tomar a vacina antes de iniciar o inverno.

– Quem está com febre pode tomar a vacina? E quem está tomando antibiótico?

Recomenda-se que as pessoas com febre aguardem a resolução do processo para receber a vacina. Quem está tomando antibiótico deve conversar com o seu médico e seguir as orientações específicas para cada um.

– Quais as contraindicações para a vacina?

As pessoas com alergia comprovada ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico, mas como regra deve fazer. 

– Vacina da gripe dá gripe?

Não. A vacina é composta por fragmentos dos vírus ou por vírus mortos e, por isso, não dá gripe.

– Quais os principais efeitos colaterais da vacina?

Esta vacina em geral não dá sintomas de desconforto depois. As reações são bastante individuais. Algumas pessoas podem apresentar febre, mal-estar e um pouco de dor no local da aplicação.

– Além da vacina, que outras medidas preventivas podem ser tomadas contra a gripe?

Higienização adequada das mãos, lavando-as frequentemente com água e sabão e utilizando álcool gel em situações de maior risco. Diagnosticar precocemente as pessoas infectadas para que elas não tenham contato com pessoas saudáveis e evitem, assim, a disseminação do vírus. Manter os ambientes ventilados e consumir mais água que o habitual.

 

Posted in Notícias and tagged , , .

6 Comments

  1. Preciso tomar uma vacina de gripe . OK qual à mais próximo de mim estou na David carneiro próximo ao shopping Miller.desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *