vacina gripe curitiba

É hora de prevenir: vacina contra a gripe já está disponível na Unimed Laboratório

Os dias mais gelados de 2018 ainda estão longe, mas já é hora de se preocupar com a imunização contra a gripe. Isso porque o corpo demora até três semanas para produzir anticorpos depois de receber a vacina. Assim, para garantir proteção quando o inverno realmente chegar, o interessante é tomar o quanto antes a vacina Influenza.

Como a composição da vacina muda de um ano para o outro, ter sido imunizado em 2017 não garante proteção para 2018. Neste ano, por exemplo, duas das três cepas que compõem a vacina trivalente – disponível na rede pública para grupos — são de linhagens diferentes das cepas de 2017.

Quem define essa composição é a Organização Mundial de Saúde (OMS), que emite comunicado informando quais devem ser os tipos de vírus de gripe mais prevalentes no Hemisfério Sul durante o inverno de cada ano. Com base nesse comunicado, o Ministério da Saúde edita uma portaria determinando a composição do imunizante.

Neste ano, a vacina trivalente contra a gripe – distribuída pela rede pública — terá duas cepas do Influenza A (H1N1 e H3N2 da linhagem Singapore) e uma cepa do Influenza B (linhagem Phuke). A vacina tetravalente – que está disponível na Unimed Laboratório – além das cepas presentes na vacinatrivalente, contém mais uma linhagem da cepa do Influenza B, a Brisbane, oferecendo proteção contra quatro tipos de vírus.

“Além de mudar a composição todos os anos, a vacina da gripe também vai perdendo a capacidade de imunização ao logo do tempo. Por isso, é importante tomar a vacina anualmente e, de preferência, antes de o inverno chegar”, aconselha o infectologista da Unimed Curitiba, Jaime Rocha.

A campanha de vacinação contra a gripe na rede pública começa no dia 23 de abril. Terão direito à vacinação gratuita pessoas dos chamados grupos de risco (crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas; idosos; profissionais da saúde; indígenas; presos, portadores de doenças crônicas e professores de escolas públicas ou privadas).

Quem fica de fora desses grupos, pode procurar a imunização em laboratórios particulares. Embora menos propenso a desenvolver complicações relacionadas à gripe, quem não faz parte dos grupos prioritários também corre o risco de ser infectado. Segundo dados da OMS, durante uma epidemia sazonal de influenza, até 15% da população é contaminada.

Serviço

A vacinação é realizada somente na Megaunidade da Unimed Laboratório.

Posted in Notícias and tagged , .

28 Comments

  1. Boa noite, vcs poderiam informar se é possível vacinar , a tetravalente, da gripe, em domicilio? minha mãe esta acamada e temos feito exames e vacinas em casa!?aguardo retorno, obrigada Margarete! E se fazem, quanto sai?

  2. Bom dia!
    A empresa onde trabalho esta participando da campanha de vacinação com a Unimed.
    Gostaríamos de esclarecer se a vacina aplicada será a citado no texto a cima, (A vacina tetravalente).
    Ou a Trivalente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *