unimed laboratório curitiba

Unimed Laboratório recebe recertificação PALC versão 2016

As 16 unidades da Unimed Laboratório em Curitiba passaram por uma nova avaliação do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) que atesta a excelência na qualidade dos laboratórios de análises clínicas. Já acreditada pelo PALC na versão 2013, na qual a Unimed Laboratório obteve mais de 95% de conformidade, agora será um dos primeiros laboratórios do Brasil a receber o PALC 2016 – nova versão da norma, com 98% de conformidade. O PALC é a acreditação mais específica e importante para laboratórios de análises clínicas no Brasil.

As principais atualizações da norma foram com relação à gestão de risco e cuidado com a segurança do paciente. “Durante a auditoria, a Unimed Laboratório se destacou pelo atendimento, pelo seu centro de processamento de exames, controle estatístico do processo, suprimentos e tecnologia da informação”, conta o gerente de produção, Gabriel Cury.

Os processos de avaliação da qualidade dos serviços de empresas do setor de saúde são um importante radar para os pacientes que desejam buscar os melhores tratamentos. Atualmente, a acreditação no Brasil não é obrigatória. O laboratório pode escolher o órgão acreditador, baseando-se em sua credibilidade, experiência e no conhecimento técnico de seus auditores. Estes incentivam a equipe do laboratório, a alta direção e gerência a alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade e melhoria contínua.

Atualmente existem 21.136  laboratórios no Brasil e apenas 164 têm a acreditação do PALC. O programa é uma criação da SBPC/ML e desde 1998 realiza auditorias “por pares” — profissionais com conhecimento e vivência na área de laboratórios — o que possibilita a troca de experiências entre auditores e o laboratório auditado. Após a auditoria, a Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC) da SBPC/ML avalia a documentação e as informações coletadas pelos auditores e aprova a acreditação.

Posted in Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *