Que tal elogiar alguém hoje?

O ato de elogiar alguém traz benefícios para a saúde e bem-estar, além de aumentar a autoestima e melhorar o dia a dia

Watson e Skinner, especialistas em comportamento, falam que para acontecer uma mudança de comportamento é necessário dar recompensas. Para eles, o elogio é a ferramenta mais barata e eficaz de motivação faz com que as pessoas se sintam mais capazes. E isso desencadeia uma onda de prazer, paz e alegria.

Quando alguém é elogiado por um trabalho, por exemplo, é provável que haja um estímulo a mais em suas competências. O ato de elogiar também desencadeia uma série de substâncias do prazer, da alegria e da satisfação em quem recebe o elogio, acarretando em mais autoestima. O enaltecimento também atua como estimulo à autoconfiança e impacta na tomada de decisões, uma vez que estão sendo valorizados os pontos fortes da pessoa.

O psicólogo José Roberto Palcoski explica que o elogio funciona como um reforçador do comportamento, fortalecendo os bons traços da personalidade. “Ao constituir uma melhor autoimagem, a pessoa produz neurotransmissores que diminuem o estresse e melhoram o processo imunológico, por meio da psiconeuroimunologia”.

Vale lembrar que elogiar verdadeiramente alguém desperta nesta pessoa a sensação de pertencimento, de reconhecimento por ser quem ela é, e esta sensação proporciona bem-estar.

Dia Mundial do Elogio

Nesta sexta-feira (1º) é celebrado o Dia Mundial do Elogio, oportunidade para reconhecer e retribuir a atenção, gestos, palavras e fazer alguém mais feliz. Quem passar pela Unimed Laboratório nesta sexta-feira terá a oportunidade de falar algo bonito e admirável, seja para um colega, paciente ou colaborador. “Nossa missão é cuidar da saúde e bem-estar. Como elogiar não custa nada e só faz bem, queremos estimular as pessoas a retribuírem o carinho que recebem, de uma forma simples, mas com grande efeito para a vida e o dia a dia de cada pessoa”, explica Carolina Mello Dorneles, responsável pelo Marketing da Unimed laboratório.

Na oportunidade, serão oferecidos cards destacáveis com diversos elogios, que podem ser entregues pelos pacientes aos colaboradores, familiares e amigos. A ação é simples, basta escolher um elogio, destacar e entregar. “Nosso objetivo é que sempre que as pessoas enxergarem algo bonito e admirável no outro, não guarde, mas elogie. Afinal, elogiar não custa nada e garante muitos sorrisos”, completa.

Que tal fazer um elogio hoje?

Posted in Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *