Unimed Laboratório Curitiba apresenta a UniGenne, área especializada em diagnóstico genético molecular

Novo negócio faz parte do plano de expansão do laboratório, que conta com 20 unidades em Curitiba e região metropolitana, e é referência em tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento

Unimed Laboratório Curitiba apresenta a UniGenne, área especializada em diagnóstico genético molecular

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que devem surgir mais de 600 mil novos casos da doença até o fim deste ano. Destes casos, entre 5 e 10% possuem associação com alterações genéticas e maior fator de risco aos familiares. No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas sofrem com doenças raras. No mundo, estima-se que existam mais de sete mil doenças raras, sendo que 80% delas são de origem genética, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atenta a este cenário, a Unimed Laboratório Curitiba apresenta a UniGenne, área especializada em diagnóstico genético molecular. Com foco em inovação, qualidade e excelência médica e laboratorial, o objetivo é o de contribuir para o diagnóstico molecular em diversas áreas, incluindo, oncogenética cardiogenética e investigação de doenças raras e infecciosas. “Foi pensando nisso que planejamos nossa estrutura, com uma equipe multidisciplinar e um corpo técnico de médicos geneticistas, biólogos, bioquímicos e biomédicos que são referência em suas áreas de atuação. Estes profissionais, aliados a um parque tecnológico de ponta, fazem da UniGenne um laboratório de destaque nacional em diagnóstico molecular, o que permite fazer parte do seleto grupo de laboratórios à disposição do Sistema Unimed”, explica Milton Zymberg, superintendente da Unimed Laboratório Curitiba.

Para Mauro Scharf, diretor médico do laboratório, um dos objetivos da UniGenne é tornar os exames genéticos mais acessíveis a todos, por meio do “Escalonamento Inteligente”. “Este método consiste em uma análise criteriosa, em conjunto com o médico solicitante, do perfil clínico dos pacientes para  contemplar todas as fases da investigação molecular, tanto em relação ao diagnóstico assertivo, quanto no aspecto financeiro”.

A UniGenne inicia suas atividades com uma estrutura de excelência para o diagnóstico molecular, com equipamentos de alta qualidade. Essa estratégia permitirá maior comunicação entre o laboratório e os médicos, proporcionando maior agilidade na entrega e conclusão dos casos clínicos.

Em sintonia com um mundo em constante movimento, a nova operação oferece uma modalidade de coleta que permite que o próprio paciente realize a coleta de amostra em casa. “O kit para coleta é enviado ao local indicado pelo paciente e, por meio do fluxo de logística inteligente, retorna à UniGenne para análise”, detalha Scharf, reforçando que este tipo de coleta permite atender todo o território brasileiro de forma prática e rápida.

Ainda segundo Zymberg, a capilaridade é um dos principais gargalos do mercado de genética no Brasil. “Nem todos os locais dispõem de laboratórios especializados em genética capazes de captar as amostras em todo o país. Contudo, esse problema passa a ter uma solução com a entrada da UniGenne no mercado”, enfatiza.

Unimed Laboratório Curitiba apresenta a UniGenne, área especializada em diagnóstico genético molecular

Áreas de atuação

Entre as áreas de atuação da UniGenne, a oncogenética é considerada uma grande aliada no diagnóstico e prevenção do câncer. As análises em oncologia tem favorecido pacientes e familiares, seja no acompanhamento e prevenção da doença ou na utilização de terapias-alvo.

Quanto às doenças raras, a evolução dos métodos em Biologia Molecular permite a detecção de um grupo de doenças, antes não detectadas pelas técnicas clássicas de análise cromossômica. Com o avanço no diagnóstico das doenças raras, pacientes e familiares podem encontrar um acompanhamento mais adequado, resultando em melhor qualidade de vida.

Já a análise molecular de doenças cardiovasculares permite um avanço importante no diagnóstico de cardiopatias hereditárias, como as cardiomiopatias, canalopatias e demais síndromes com envolvimento cardiorrespiratório. A investigação das cardiopatias hereditárias trouxe novas perspectivas no tratamento e na descoberta de novas doenças.

Na área da neurogenética, o uso de ferramentas moleculares de maior precisão permite o diagnóstico de diversas doenças neurodegenerativas. A análise genômica dessas doenças traz a possibilidade de antecipar o diagnóstico, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Por fim, o estudo das doenças infecciosas traz  ferramentas importantes na detecção de baixas concentrações do agente infeccioso, contribuindo para a liberação de resultados cada vez mais rápidos e confiáveis, além de auxiliar no tratamento precoce dessas doenças.

Unimed Laboratório Curitiba apresenta a UniGenne, área especializada em diagnóstico genético molecular

Expansão

Para lançar a UniGenne, a Unimed Laboratório Curitiba fez um upgrade do parque tecnológico, parte do plano de expansão da marca para os próximos dois anos. A novidade permite mais exames por hora em um mesmo espaço físico, com equipamentos que atendem à demanda dos médicos por diagnósticos mais rápidos e precisos, principalmente em casos urgentes. A evolução tecnológica, aliada a um corpo técnico qualificado de biomédicos, biólogos, farmacêutico e médicos, vai aumentar em 30% a produtividade na realização de exames.

Segundo Zymberg, investimentos em tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento fazem da Unimed Laboratório Curitiba uma referência de saúde para o mercado de medicina diagnóstica de Curitiba e região metropolitana. “Inauguramos recentemente a 20ª unidade, seguindo fielmente o nosso planejamento. O upgrade do parque tecnológico é mais um passo, que nos projeta para uma nova oportunidade de negócio, a UniGenne”.

 

 

Posted in Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *