Lá pela década de 60, o cirurgião plástico americano Maxwell Maltz formulou a teoria de mudança de hábitos em 21 dias. Isso porque ele percebeu que seus pacientes começaram a notar os benefícios das cirurgias 21 dias depois dos procedimentos.
Essa teoria defende que o teste dos 21 dias pode ser aplicado nas mais diversas áreas da vida. Segundo o médico, é muito mais difícil condicionarmos nossa mente pensando nas mudanças como algo permanente e eterno.
Ao encararmos os novos hábitos como algo mutável e transitório, de forma inconsciente enviando uma mensagem para a nossa consciência, o processo não será tão difícil quanto achávamos.
Dar o passo inicial em direção a algo que parece tão grandioso e definitivo requer muito mais energia e dedicação. E é justamente esse mindset que nos faz procrastinar a iniciativa de novas práticas.
Como usar a teoria dos 21 dias para progredir em novas rotinas?
Para adquirir novos hábitos, a Teoria dos 21 dias sugere que você faça algo na prática por 21 dias ininterruptos. Por exemplo: praticar algum exercício físico em casa por 21 dias sem pular nenhum dia. A ideia é que se faça algo repetidamente, até que se torne automático.
Então lançamos o desafio, qual hábito novo você vai tentar por 21 dias?